Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Funjope realiza encontro de profissionais do setor audiovisual com diretor da Ancine  

Funjope realiza encontro de profissionais do setor audiovisual com diretor da Ancine  


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realiza, nesta quinta-feira (29), às 15h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, um encontro entre o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado, com o setor audiovisual do Município. O encontro tem o propósito de discutir pautas pertinentes ao segmento, como modelos de governança de entes dedicados às demandas do setor e estreitar as relações com a Agência Nacional do Cinema.  

“Queremos, com esta ação, intensificar o diálogo com a Ancine, com o Governo Federal, para que o setor produtivo do audiovisual consiga abrir janelas de oportunidades, tanto do ponto de vista de atração de investimentos como, sobretudo, de mobilização e efetivação de uma política do audiovisual que passa, a partir do Município de João Pessoa, a fortalecer toda uma rede produtiva do setor”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Neste sentido, ele afirmou que essa política precisa estar em consonância com o Governo Federal, com o Ministério da Cultura e com a Ancine para unir forças pelo fortalecimento do audiovisual de João Pessoa.  

“A vinda do Paulo Alcoforado a João Pessoa tem muito desse sentido, de intensificarmos um diálogo que já fazemos com o setor local, com os produtores locais, e agora criamos essa abertura para uma perspectiva nacional também”, afirmou.  

O diretor da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, ressaltou que esta é a primeira vez que um diretor da Ancine está na cidade para esse tipo de encontro. “A articulação da Funjope é determinante para estreitar a relação do setor audiovisual de João Pessoa com a Agência que vem retomando seus investimentos”, declarou.  

Ele afirma que Paulo Alcoforado está se colocando como parceiro e disposto a somar forças para o desenvolvimento do cinema paraibano. “A palestra que ele realizará será uma troca de expertises sobre governança de entes públicos dedicados às demandas do segmento. A presença dos profissionais é fundamental para a contínua construção coletiva de políticas estruturantes”, observa.  

Valorização – A Funjope tem trabalhado na valorização do audiovisual na cidade através do diálogo com o setor, da publicação de editais da Lei Paulo Gustavo e também com a criação da João Pessoa Film Commission (JPFC), que foi institucionalizada em 2022 envolvendo diversas secretarias, órgãos e instituições governamentais dos governos municipal e estadual.  

A João Pessoa Film Commission vem colhendo frutos, articulando, por exemplo, que a Orquestra Municipal, através da Divisão de Música da Funjope, gravasse a trilha sonora do filme ‘O Sertão Vai Vir ao Mar’, que foi exibido nesta segunda-feira (26), na Tela Quente, da Rede Globo.  

Somente em 2023, a Funjope, via JPFC, conseguiu mediar e ajudar na realização de, pelo menos, três produções audiovisuais. Isto faz com que João Pessoa entre no circuito nacional de produções que gera emprego e renda na cidade. Para se ter ideia, este projeto gerou, em João Pessoa e na Paraíba, cerca de 400 empregos diretos para profissionais do setor audiovisual.  

Cada uma destas produções investiu, em média, na cidade, R$ 1,2 milhão, mostrando que a cultura ajuda a desenvolver a economia, o que é essencial para o mercado audiovisual de João Pessoa e para a própria cidade porque gera emprego, renda e desenvolvimento.    



Link da fonte aqui!