Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo anuncia Dia D de mobilização nacional contra a dengue

Governo anuncia Dia D de mobilização nacional contra a dengue


O Brasil vive uma explosão de casos de dengue. Distrito Federal, seis estados e 154 municípios já decretaram situação de emergência.

A previsão de pico da doença é para o fim de março. A estimativa é de mais de quatro milhões de casos só este ano.

Distrito Federal e 16 estados apresentam incidência da doença acima da tendência histórica. 

Para combater o vírus, no próximo sábado (2), acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou as ações que envolvem o controle dos focos do mosquito Aedes aegypti e a orientação à população. “O principal é o combate aos focos do mosquito. (Teremos) visita às casas; trabalho junto com os agentes de saúde, tanto de endemias como os agentes comunitários de saúde; esclarecimentos à população. Em alguns lugares, as escolas também vão estar participando desse esforço”. 

As ações do Dia D vão reunir governo federal, estados, municípios e sociedade. 

Segundo o secretário de Saúde de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Fábio Baccheretti, o país vive o pior ano da história em relação a dengue.

“Então nós temos mudanças climáticas que fez com que essa onda iniciasse muito cedo. Em outubro do ano passado, já discutimos que este ano seria difícil. Vale a pena enfatizar que já sabíamos este ano e estávamos já discutindo ações. Hoje não estamos aqui surpresos com o que está acontecendo. É o pior ano da história. Como é o pior ano da história, nós não podemos achar que não temos que fazer ações ainda mais intensas”. 

Em caso de dengue, a hidratação é fundamental, como também buscar atendimento médico e evitar a automedicação. 

Para o tratamento de sintomas como dor ou febre, dipirona ou paracetamol são os indicados. Já corticoides, aspirinas e antiinflamatórios são contraindicados.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.