Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alertas de desmatamento diminuem na Amazônia, mas aumentam no Cerrado

Alertas de desmatamento diminuem na Amazônia, mas aumentam no Cerrado


Os alertas de desmatamento na Amazônia diminuíram 30% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A área desmatada no mês foi de 226 quilômetros quadrados.

No acumulado deste ano, considerando janeiro e fevereiro, houve queda de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, como a cobertura de nuvens na região está dentro do normal, esses dados são confiáveis.

Já no Cerrado, em relação a fevereiro de 2023, o aumento nos alertas de desmatamento foi de 19% no mês passado, chegando a 656 quilômetros quadrados.

Mas, o Inpe destaca que, neste caso, que a cobertura de nuvens em fevereiro era mais do que o dobro em relação ao mesmo período do ano passado.

Isso significa que, em março, os números podem mostrar um aumento maior do que o registrado em fevereiro.

E o que preocupa é a situação do Cerrado no estado do Tocantins, como explica Daniel Silva, especialista em Conservação da Organização Não Governamental WWF-Brasil. Segundo Daniel, a área alertada está três vezes maior do que no ano passado.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, diferente da Amazônia, onde o Código Florestal protege 80% da área com cobertura vegetal nativa em propriedades privadas, no Cerrado a lei determina a preservação de apenas 20%.

No Cerrado dentro dos estados da Amazônia Legal, o percentual é de 35%.



Link da fonte aqui!