Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mauro Cid presta depoimento sobre tentativa de golpe de Estado

Mauro Cid presta depoimento sobre tentativa de golpe de Estado


O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, presta novo depoimento à Polícia Federal, em Brasília, nesta segunda-feira (11).

O militar tinha o depoimento marcado para as duas horas da tarde. Mas, o compromisso foi adiado e ele chegou à corporação às três e foi direto encontrar os agentes da PF.  

Cid responde a perguntas sobre a preparação de um suposto golpe de Estado planejado pela cúpula do governo de Jair Bolsonaro para de impedir a posse do presidente Lula, eleito em 2022.

O novo depoimento do tenente-coronel foi marcado depois da operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, em fevereiro, e após Cid fechar de um acordo de delação premiada com a PF que o tirou da prisão.

Os agentes querem esclarecer dúvidas que vieram à tona em seguida a operação.

As investigações apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria solicitado mudanças numa minuta de golpe de Estado ao ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Felipe Martins.

A informação constava na decisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que autorizou mandados de busca e apreensão e de prisão dos envolvidos.  

Quatro militares próximos a Mauro Cid foram presos, entre eles, o ex-assessor Felipe Martins. Segundo a PF, eles teriam trocado mensagens com o tenente-coronel sobre a tentativa de golpe.

Além disso, ex-ministros de Bolsonaro, como Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres também prestaram depoimentos à Polícia Federal.

Eles participaram de uma reunião ministerial com o ex-presidente Jair Bolsonaro em julho de 2022 que, para os investigadores, seria uma prova da formação de uma suposta organização criminosa para um golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023.

O vídeo da reunião foi encontrado no computador de Mauro Cid.



Link da fonte aqui!