Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF faz operação contra quadrilha especializada em tráfico de animais

PF faz operação contra quadrilha especializada em tráfico de animais


 A Polícia Federal está em ação contra um grupo criminoso, acusado de capturar e vender ilegalmente animais silvestres, inclusive espécies ameaçadas de extinção. Três mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói.

Os agentes estão na capital fluminense, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, no Grande Rio.

Segundo as investigações, o grupo era chefiado por um bombeiro militar, com apoio de servidores do Instituto Estadual do Ambiente e do Comando de Policiamento Ambiental da PM. Uma estudante universitária e dois veterinários também participavam do esquema, além de caçadores e receptadores.

O grupo atuava de forma permanente capturando animais silvestres, que depois eram vendidos através das redes sociais por valores que variavam de R$ 20 mil a R$ 120 mil.

Para dar ar de legalidade ao crime, os animais eram cadastrados de forma fraudulenta no Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre e no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros, ambos geridos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Entre as espécies comercializadas estavam araras, papagaios, cervos, iguanas, pássaros, macacos e até macacos-prego-de-crista, classificados com risco de extinção.

Entre os crimes pelos quais os investigados poderão responder estão: organização criminosa, receptação, peculato, falsificação de documentos e selos públicos. Se somadas, as penas alcançam entre 46 e 58 anos de reclusão.

A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

 



Link da fonte aqui!