O Brasil tem como meta tirar, até 2030, cerca de 33 milhões de pessoas da situação de fome. Foi o que afirmou Wellington Dias, Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, nesta quarta-feira (13), no programa “Bom Dia, Ministro”. Dias também comentou a notícia recente da redução de 13 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil, entre o 1º trimestre de 2022 e o 4º trimestre de 2023.
De acordo com o Ministro, as situações mais graves ainda estão nas regiões Nordeste e Norte do país, apesar do Sudeste também concentrar a maior população com a chamada “fome moderada”.
Wellington Dias comentou também sobre investimentos no Bolsa Família para Estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Um dos temas abordados foi o programa de “Busca Ativa” das pessoas em vulnerabilidade, que chegou a 90% da população estimada que passa necessidade. Para o auxílio a esse cadastro mais próximo do cidadão, Wellington Dias citou a necessidade de garantir Postos de cadastramento descentralizados, como os Centros de Referência da Assistência Social móveis.