Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeção de inflação cai e está dentro da meta

Projeção de inflação cai e está dentro da meta


A estimativa de inflação para este ano caiu de 3,55% para 3,50%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria de Política Macroeconômica do Ministério da Fazenda.

A projeção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está dentro da meta de inflação para 2024, que vai de 1,5 a 4,5%.

Segundo a secretaria, um dos motivos para reduzir a expectativa de inflação foi o fenômeno climático El Niño, que causou um impacto menor sobre as tarifas de energia e sobre a inflação de alimentos.

E apesar dos preços dos cereais, das frutas e hortaliças terem subido nos últimos 3 meses, por causa do clima e da redução da oferta internacional do arroz, a tendência agora é de queda. Como explicou a subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal.

Outro setor que contribuiu para a redução da expectativa de inflação para este ano foi o de serviços, que teve desaceleração na alta dos preços.

A secretaria também divulgou a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB). Ele mede a evolução da economia, por meio da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Para 2024, a projeção de crescimento do PIB permaneceu em 2,2%, como no último boletim divulgado em novembro do ano passado.

É que setores da economia como indústria e comércio tiveram aumento nas expectativas de crescimento. Mas, não foi o caso da agropecuária, como destaca a subsecretária Raquel Nadal.

Para os anos seguintes, até 2028, espera-se um crescimento do PIB em torno de 2,5%.

Sobre a Selic, a taxa básica de juros da economia, a Secretaria de Política Macroeconômica destacou a trajetória de queda adotada pelo Banco Central, com média de 9% ao ano para 2024.

E a expectativa de déficit do governo teve uma leve redução, ficando em quase 83 bilhões de reais negativos para este ano. Para 2027, espera-se um déficit menor: cerca de 34 bilhões de reais.

E a relação dívida/PIB deve ficar em 77% este ano e aumentar até 84% em 2027. Essa relação mede o quanto o país deve em relação à riqueza que ele produz.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.