Depois de enfrentar diversos apagões na região central da capital paulista, durante a semana passada, o prefeito Ricardo Nunes enviou um ofício ao diretor-geral da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. O documento solicita ao presidente do órgão, Sandoval Feitosa Neto, que a fiscalização do contrato de fornecimento de energia elétrica fique com a gestão municipal.
Atualmente, o controle desse tipo de concessão pública é federal, o que, segundo o prefeito, deixa a administração da cidade de mãos atadas quando acontecem casos como os recentes blecautes. O prefeito propõe a assinatura de um convênio ou outro instrumento, para que a fiscalização do contrato mude de mãos.
Em outro ofício o prefeito pede a Bruno Dantas, presidente do TCU, o Tribunal de Contas da União, a rescisão da concessão de energia à distribuidora Enel na capital paulista. Ricardo Nunes solicita também que o município participe da escolha da próxima concessionária. Para que, segundo ele, se evite a repetição dos erros recentes.
Pela legislação, a Enel é submetida às regras da Aneel, que faz a regulação e a fiscalização das concessionárias de energia. Já o TCU fiscaliza a aplicação de recursos federais nos setores da infraestrutura nacional, caso dos de energia elétrica.
Em janeiro deste ano, a prefeitura paulistana já tinha recorrido ao TCU, pedindo mais rigor na fiscalização da distribuidora na capital paulista.
A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) está com tudo pronto para as…
Sério Lima / Poder360 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará nesta quinta-feira…
A Prefeitura de João Pessoa vem desenvolvendo um importante trabalho de segurança alimentar junto às…
A revista Time escolheu Donald Trump como Pessoa do Ano, destacando sua vitória presidencial como…
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) um projeto de lei que…
A pesquisa anual de Previsões de Viagem da Booking.com para 2025 colocou João Pessoa como…