Fundações e associações comunitárias interessadas em prestar serviço de radiodifusão comunitária nas regiões Norte e Nordeste do Brasil têm, agora, até o dia 30 de abril para participar da seleção pública aberta pelo Ministério das Comunicações. O novo prazo foi divulgado nessa terça-feira (26)
A lista completa das 562 cidades participantes foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (22). De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, as rádios comunitárias têm o papel de promover cultura regional e diversificada. Para participar do edital, o radiodifusor tem que acessar a página de adesão e se identificar utilizando a conta Gov.br.
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas, publicado no final do ano passado. Até dezembro de 2023, foram concedidas mais de 5 mil outorgas para o serviço de Radiodifusão Comunitária, cobrindo pouco mais de 4 mil municípios com pelo menos uma emissora. Segundo a Diretoria de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal, Daniela Schettino, a expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país no final desse processo.
Reforçando que o novo prazo para as entidades interessadas se candidatarem é até o dia 30 de abril.