Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desempenho na Obmep e Enem pode virar passaporte para Impa Tech

Desempenho na Obmep e Enem pode virar passaporte para Impa Tech


O desempenho na Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, pode virar passaporte para entrar no Impa Tech, a faculdade de matemática da tecnologia e inovação, inaugurada nesta terça-feira (2), no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com duas medalhas de prata conquistadas em 2022 e 2023, o estudante Alexander Kahleul, de 19 anos, da cidade mineira de Januária, na região do Médio São Francisco, foi um dos 52 selecionados para a primeira turma do curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Ele disse que sempre gostou da matéria, mas que a participação na Obmep ampliou seus conhecimentos e a vontade de aprender ainda mais.

O curso começa com um ciclo básico de um ano e meio. Como a seleção é composta por competições e provas nacionais, é grande o número de estudantes selecionados de fora do Rio de Janeiro. Nesta primeira turma, 44 são de outros 18 estados e do Distrito Federal.

Para ajudar os estudantes a se manterem financeiramente durante a graduação, o governo federal pagará uma bolsa de estudos de R$ 500, além de auxílio-alimentação de R$ 1.290 por mês. Em parceria com o projeto, a prefeitura do Rio de Janeiro será responsável pela habitação de 60 estudantes. 

Isabelli Cristine da Silva, de 21 anos, é outra universitária, da cidade de São José, em Santa Catarina, que ocupará um dos quartos. Ela também foi selecionada pela conquista de duas medalhas na Olimpiada de Matemática. 

Já Lucas Paulo Gonçalves, de 17 anos, que deixou a cidade mineira de Iguatama, para estudar no Rio, foi selecionado pelo bom desempenho na prova de matemática do Enem 2023.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, aponta que a seleção de alunos por meio de resultados obtidos nas olimpíadas do conhecimento é uma forma de “buscar os jovens mais talentosos que o Brasil possui, em todos os cantos desse país de dimensões continentais”.

O Impa Tech terá 100 alunos neste primeiro ano. A graduação é financiada pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações.

*Com informações da Agência Brasil



Link da fonte aqui!