Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Força Nacional será enviada para atuar em terras indígenas no RS

Força Nacional será enviada para atuar em terras indígenas no RS


Agentes da Força Nacional serão enviados para atuar em terras indígenas no Rio Grande do Sul.

A necessidade da presença dos agentes da Força Nacional está relacionada a casos de conflitos de terra; invasões; grilagens; questões judiciais envolvendo a demarcações; e até desavenças entre lideranças indígenas.

Um exemplo é o que acontece no Terra Indígena Nonoai, uma das reservas que vão receber os agentes. Localizado no norte do Rio Grande do Sul, o território tem cerca de 20 mil hectares de extensão territorial; onde vivem quase 3000 indígenas das etnias Kaingang e Guarani. A região é alvo de conflitos de terra, causados por invasores que promovem o arrendamento do solo para plantio de grãos.

Além da Terra Indígena Nonoai, agentes da Força Nacional vão trabalhar também nas terras indígenas Guarita e Rio dos Índios.

As autorizações do Ministério da Justiça e Segurança Pública já foram publicadas no Diário Oficial da União.

A orientação é que a Força Nacional atue em parceria com órgãos de Segurança Pública Estadual e a Polícia Federal para garantir a ordem pública; a segurança dos povos que vivem nas comunidades e do patrimônio. Inicialmente, os agentes devem ficar 90 dias no estado gaúcho.

Essa não é a primeira vez neste ano que o Rio Grande do Sul recebe a Força Nacional.

Outras terras indígenas no Estado já contam com esse reforço: são os casos das terras indígenas Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha, que – de acordo com o Diário Oficial da União – teve o envio de agentes autorizado em março.

Nossa produção tentou contato com a Funai e com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para saber sobre as ações, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.

*Produção de Dayana Vitor,



Link da fonte aqui!