Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inmet emite novo alerta vermelho para chuvas intensas em Salvador

Inmet emite novo alerta vermelho para chuvas intensas em Salvador


O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu novo alerta vermelho, de “Grande Perigo”, para a área metropolitana de Salvador. O novo alerta é válido até a manhã desta quarta-feira (10). Há risco de precipitação acima de 100 mm no acumulado do dia, o que pode causar grandes alagamentos, transbordamento de rios, além de deslizamentos. É que um sistema, de baixa pressão na atmosfera, está favorecendo as chuvas ao longo de toda esta semana. A previsão para esta terça é de céu nublado com chuvas a qualquer hora.

A prefeitura de Salvador informou que nos primeiros dias de abril, a capital baiana já registrou mais chuva que a média histórica prevista para todo o mês. Apenas nesta terça-feira (9), já foram registrados mais de 87 deslizamentos de terra, 67 imóveis alagados, e 66 pontos com ameaça de deslizamento. De acordo com a Defesa Civil, os números estão crescendo ao longo do dia, e esses casos se somam a centenas de outros ocorridos nesta semana.  

Mais de duas mil crianças estão sem aula, porque as escolas foram usadas ajudar os desabrigados.

Por causa do temporal de segunda-feira (8), o Elevador Lacerda, do Taboão e o Plano Inclinado Gonçalves tiveram o funcionamento totalmente interrompido. Além de manutenções, houve queda de energia na região central. Já a Travessia marítima Ribeira-Plataforma teve que fechar em razão dos fortes ventos e do mar agitado, que impediu a atracagem das embarcações.

De acordo com o Governo da Bahia, 48 municípios estão com decreto de Situação de Emergência. A Secretaria de Infraestrutura registrou, pelo menos, três ocorrências em rodovias e pontes que ficaram totalmente danificadas por causa das chuvas.

O “Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais” considera “muito alta” a possibilidade de mais “acidentes”, como, deslizamentos em encostas nas áreas urbanas do Recôncavo Baiano, devido aos acumulados de chuvas, principalmente, nas últimas 24 horas.



Link da fonte aqui!