Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Semam promove evento de limpeza e educação ambiental no Parque das Trilhas 

Semam promove evento de limpeza e educação ambiental no Parque das Trilhas 


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), como apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), promoveu, na manhã desta terça-feira (23), ações de limpeza e educação ambiental na área conhecida como Parque das Trilhas. A atividade contou ainda com apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Batalhão de Polícia Ambiental e ATR – Soluções em Resíduos, empresa que trabalha com coleta e tratamento de resíduos da construção civil.   

A ação teve como principal objetivo a retirada de aproximadamente 200 m³ de resíduos sólidos, chamados tecnicamente de Classe A, provenientes de descarte ilegal de resíduos da construção civil (RCC). O Parque das Trilhas fica numa APA (Área de Proteção Ambiental), cujo acesso é feito pela PB-008. Esse resíduo foi coletado pelos técnicos da Seinfra e encaminhados para a ATR – Soluções em Resíduos, que vai separar e reaproveitar o material coletado na usina de beneficiamento da empresa.  

Para Alex Rodrigues, coordenador de Projetos da Semam, esse evento mostra como é importante articular parceiros de diversas áreas de atuação. “Não fazemos nada sozinho e só a reunião de tantos parceiros pode contribuir para minimizar esse tipo de problema, que é grave, o descarte de resíduos em APA, nós só temos que agradecer pela oportunidade de reunir tantos parceiros”, concluiu.     

A secretária de Mudanças Climáticas de João Pessoa, Mariestela Viana, destacou a importância de se fazer ação ambiental com ação social. “A educação ambiental faz toda a diferença, não é possível termos um ambiente bem cuidado sem sensibilizar as pessoas e, nesse sentido, a presença da equipe de Educação Ambiental da Sudema faz toda a diferença”, concluiu.  

Capitão Cunha, da Polícia Ambiental e gestor da Parque das Trilhas, destacou que aquela área é a área do Pólo Turístico Cabo Branco. “É o nosso patrimônio, a Polícia Ambiental está situada nessa área e temos muito trabalho a ser feito, esse é um problema da região metropolitana. É nossa responsabilidade como órgão público cuidar desse patrimônio”, concluiu.   

Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, destacou que a principal ação da equipe é levar informação sobre o descarte correto dos resíduos. “Nós estamos aqui para sensibilizar as pessoas, esse é o nosso desafio. Há muito o que fazer e precisamos cair em campo pois só a educação pode transformar a vida das pessoas”.   

Taciana destacou ainda que a Sudema dispõe de canais de denúncia de crimes ambientais, que podem ser feitas pelos telefones 36901965, 3690 1966 e ainda pelo WhatsApp da Divisão de Fiscalização da Sudema, 9-8844 2191.  

Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam plantaram três mudas de ipês na entrada do Parque das Trilhas. Em aproximadamente três anos as árvores começam a florir e deverão funcionar como um marco na entrada do Parque.    



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.