Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas


O dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

O IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial está realizando uma pesquisa online para conhecer melhor a realidade das trabalhadoras e trabalhadores domésticos e de cuidados no país.

O Instituto afirma que a categoria ainda carece de políticas públicas que proteja quem vive da profissão, com condições de trabalho dignas, salários justos, e que o levantamento vai contribuir para orientação dessas políticas. A pesquisadora do IPEA, Ana Amélia Camarano destaca que só conhecendo a realidade de quem cuida, o governo pode propor políticas adequadas.

Ana Amélia avalia que lei das domésticas foi um avanço, mas que houve redução de trabalhadores com carteira assinada e um aumento de diaristas, que não tem nenhum direito social. A pesquisadora citou ainda a situação dos cuidadores de idosos que também estão na categoria de trabalhadores domésticos e não tem a profissão regulamentada.

Segundo o IPEA, a estimativa é que, no Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas exercem o trabalho doméstico remunerado, das quais mais de 91% são mulheres, dois terços são negras e cerca de 10% têm mais de 60 anos.

Dados da Pnad, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, mostram que as trabalhadoras domésticas enfrentam altas taxas de precarização: 64% não contribuem com o INSS e 54% ganham menos de um salário mínimo.

O questionário para participar da pesquisa está disponível no site do IPEA e pode ser preenchido até o dia 13 de junho. O preenchimento leva cerca de 10 minutos. As informações e dados pessoais coletados, segundo o IPEA, não serão divulgados e ficam protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.  



Link da fonte aqui!