Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

João Cândido: Marinha critica, mas MP defende nome como herói nacional

João Cândido: Marinha critica, mas MP defende nome como herói nacional


A Marinha enviou carta à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados com críticas ao pedido de entrada de João Cândido, líder da Revolta da Chibata, em 1910, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

De acordo com o documento, a revolta representou “uma subversão”, sendo “deplorável página na história nacional”.

Segundo a Marinha, apesar de justa a reivindicação de fim das chibatadas, os rebelados buscavam vantagens corporativistas e ilegítimas, como aumento de salários e trabalho menos exigente.

Além disso, a carta aponta que incluir João Cândido no livro seria transmitir à sociedade e aos militares de hoje a mensagem de que é lícito recorrer às armas que lhes foram confiadas para reivindicar direitos.

O Ministério Público Federal, que defendeu em março deste ano a instalação de processo administrativo para reconhecer João Cândido como anistiado político, alega que a reparação ao almirante Cândido foi incompleta, pois ele não recebeu reparação ou pensão do Estado. Houve apenas uma pensão concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

O procurador da República Júlio Araújo contesta a negativa da Marinha.

“No nosso entendimento, acho que a Marinha comete um erro grave ao relativizar a gravidade dos castigos físicos e das chibatadas como prática de reprimenda aos marinheiros. A gente torce para que isso seja revisto e que a Marinha entenda a importância do João Cândido também para a correção de rumos, que, com a Revolta da Chibata, isso acabou, a Marinha se tornou um espaço melhor”.

A carta é concluída com o argumento de que a entrada no livro não contribui para o estabelecimento e manutenção do verdadeiro Estado Democrático de Direito.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.