OInstituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, realizou, nesta segunda-feira (29), a solenidade de posse de sua Comissão de Ética Médica. O evento, que ocorreu no auditório da maternidade, contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM) e da direção do próprio instituto.
A diretora técnica do ICV, Juliana Soares, destacou que a posse da comissão representa um marco importante na busca contínua pela excelência médica e pelo respeito aos princípios éticos que norteiam a prática da medicina. “A comissão de ética se torna parceira na qualificação da assistência e potencializa ações que valorizam as relações interpessoais e profissionais de toda a equipe médica da maternidade”, frisou.
O evento, que reuniu profissionais comprometidos com os padrões éticos da medicina, foi espaço para o discurso do diretor do CRM-PB, Bruno de Souza, que enfatizou a importância vital da Comissão de Ética Médica como uma extensão do próprio conselho dentro do ambiente hospitalar.
“É uma extensão do CRM dentro do hospital. Então, a comissão avalia todas as condutas que, de repente, podem ou não ter infrações éticas, mas também faz educação continuada, preventiva. Ou seja, a Comissão de Ética Médica é de suma importância”, destacou.
A composição da Comissão de Ética do ICV foi realizada por meio de eleição, selecionando nomes de profissionais com um histórico ético comprovado e uma conduta exemplar, refletindo o compromisso da instituição com a integridade e a excelência médica.
“A maternidade tem agora também a sua comissão absolutamente íntegra, ilibada. Os nomes que foram compostos através de eleição são nomes que foram verificados e têm um passado ético e também uma conduta absolutamente dentro daquilo que a gente espera”, ressaltou o diretor do CRM.
Na ocasião, o Instituto Cândida Vargas recebeu um certificado do CRM de regularidade, cumprindo a legislação junto aos órgãos de controle.