Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viva o Centro: investimentos em habitação visam restabelecer ocupação do Centro Histórico de João Pessoa

Viva o Centro: investimentos em habitação visam restabelecer ocupação do Centro Histórico de João Pessoa


A desapropriação e requalificação dos antigos prédios da Proserv, Nações Unidas e IPASE vai possibilitar a entrega de novas unidades habitacionais

Vista ponto turístico, Igreja do Carmo

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, o programa ‘Viva o Centro’ traz uma série de medidas que visam impactar o Centro Histórico da Capital nas áreas de economia, segurança, infraestrutura, habitação, cultural, turismo e mobilidade. Com investimentos que somam R$ 400 milhões, o programa é resultado de discussões levantadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para revitalizar a região central da cidade. As medidas e demais ações do programa serão esclarecidas e ofertadas ao público interessado na Feira de Negócios Viva o Centro, que acontecerá no Teatro do Sesc, no Centro, nos dias 2 e 3 de maio.

Na área da habitação, por exemplo, o Governo do Estado vai construir 24 apartamentos no Condomínio Sanhauá, na antiga vinícola Sanhauá, onde também será instalado um espaço comercial e um memorial do patrimônio industrial da Paraíba.

Também na área habitacional, será construído o Repouso da Arte, que consistirá na edificação de 12 apartamentos destinados a artistas paraibanos acima de 60 anos. O local ainda contará com sala de reunião para o desenvolvimento de atividades artísticas e apresentações culturais.

A gestão estadual ainda anunciou a implantação do HabitArte, um espaço para promover a conexão dos artistas com a sociedade. O equipamento será dividido em três pavimentos, com espaço para atividades culturais, apresentações e exposições artísticas; refeitório, cozinha e área de convivência; e uma área mais privativa, na qual os moradores ou hóspedes vão se alojar. Essa área terá seis dormitórios e banheiros de uso coletivo.

Já a  Prefeitura de João Pessoa desapropriou o antigo prédio da Proserv, onde serão construídas 108 unidades habitacionais, equipamentos comunitários e seis unidades comerciais prioritariamente destinadas a moradores da comunidade Porto do Capim, no bairro do Varadouro.

No antigo prédio das Nações Unidas, será feita a requalificação do imóvel, localizado na Visconde de Pelotas, para implantação de 41 apartamentos nos pavimentos superiores e dois comércios no térreo. No antigo IPASE, será realizada a requalificação de imóvel, localizado na Avenida Guedes Pereira, com implantação de 55 apartamentos nos pavimentos superiores e comércios no térreo. O Executivo Municipal também estuda a regularização fundiária de 380 casas, com projeto de reurbanização, recuperação ambiental e implantação de comércios e equipamentos comunitários.

Feira de Negócios

Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. Lá, os empresários terão a oportunidade de conhecer todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.

A população também encontra orientações sobre como ter acesso aos incentivos fiscais e microcréditos oferecidos, além das ações de revitalização que estão sendo executadas a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade no portal Viva o Centro (joaopessoa.pb.leg.br/vivaocentro).

Secom CMJP



Link da fonte aqui!