Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está ofertando, a partir desta quinta-feira (2), a vacina contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade. A recomendação feita pelo Ministério da Saúde reforça o avanço na estratégia de imunização contra a influenza que é uma das síndromes respiratórias mais comuns e potencialmente graves.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a Paraíba apresenta uma cobertura vacinal de influenza insuficiente, considerando a meta que é de 90%. “A imunização é nossa principal aliada para a proteção da população contra a gripe e muitas outras doenças. E temos avançado quanto à oferta e adesão vacinal, porém o percentual de cobertura da vacina contra a gripe na Paraíba na campanha de 2024 ainda corresponde a 32,50%. Por isso, precisamos aumentar a imunização dos grupos prioritários e de toda a população”, explicou.

Até a semana epidemiológica 16 – de 14/04 a 20/04, a Paraíba registrou 1.039 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), havendo um aumento de 35,6% nas notificações quando comparado com o boletim anterior. A maior circulação viral no estado  é da Influenza A. O estado já distribuiu 1.150.560 doses e possui mais de mil salas de vacinação espalhadas por todo território.

Para a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a ampliação é uma estratégia importante para a redução nas complicações e internações causadas pela gripe no Estado, porém os municípios precisam manter os esforços para aumentar a cobertura entre os grupos prioritários. “Mesmo com a ampliação, a gente reforça que os esforços e a atenção maior deve se manter voltada para os grupos prioritários, principalmente crianças menores de cinco anos de idade e idosos com mais de 60 anos. O cenário no nosso estado indica que esses dois públicos tiveram maior número de internações nos últimos meses, por serem os mais vulneráveis ao vírus”, pontuou.

A SES reforça a necessidade dos cuidados de rotina, bem como a importância de adesão da vacinação, sendo uma maneira eficaz para evitar agravamento dos casos e óbitos. E destaca que no dia 18 de maio será realizado um novo dia D de vacinação, com a finalidade de facilitar a oferta do imunizante contra a influenza para a população.

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.


Post Views: 9





Link da fonte aqui!