Elon Musk usou suas redes sociais para promover a entrevista de Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) com o influenciador Mario Nawafal, destacando a importância da liberdade de expressão. “Quer você concorde com Bolsonaro ou não, o povo do Brasil tem o direito de ouvi-lo falar”, afirmou Musk em sua publicação.
O evento, realizado na noite de sábado, 4, foi transmitido pela plataforma Spaces do X, sendo acessível no Brasil apenas via VPN.
Durante a entrevista, o ex-presidente brasileiro fez alegações contundentes contra figuras políticas e o sistema judiciário do país. Bolsonaro acusou o governo de Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de terem como objetivo “destruir a direita no Brasil”. Ele também defendeu Elon Musk e criticou o Judiciário por, segundo ele, censurar políticos e perfis de direita nas redes sociais.
“Eu passei quatro anos sendo acusado de pregar a censura. Durante a campanha eleitoral, quase todas as páginas derrubadas foram as que me apoiaram durante as eleições. Agora a censura está se expandindo no Brasil”, declarou Bolsonaro.
A postura de Musk contra o ministro Alexandre de Moraes também foi lembrada, especialmente após Musk ter se referido a Moraes como um ditador, o que levou o ministro a iniciar uma investigação sobre Musk por ameaças de liberar contas bloqueadas judicialmente por disseminação de notícias falsas.