Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Túmulo com corpos abraçados engana arqueólogos – Mundo

Túmulo com corpos abraçados engana arqueólogos – Mundo



Um túmulo com dois corpos abraçados, descoberto há duas décadas na antiga cidade romana de Ovilava, região que hoje pertence à Áustria, enganou um grupo de arqueólogos. Inicialmente, acreditavam que se tratava de um enterro de um casal do início da Idade Média, mas um estudo genético dos ossos revelou que as vítimas eram mãe e filha e que teriam morrido há cerca de 1800 anos, quando o império romano controlava a região.

Segundo o El Español, uma investigação realizada pela Universidade da Áustria, com recurso aos mais recentes métodos bioarqueológicos e arqueogenéticos, confirmou que o túmulo não é do período bávaro, já na Alta Idade Média, mas 500 anos mais antigo do que se pensava. As conclusões foram publicadas num artigo no Journal of Archaeological Science: Reports.

O estudo osteológico e a análise do ADN antigo revelou que as duas mulheres morreram, respetivamente, aos 20-25 e 40-60 anos. A causa de morte é desconhecida. Os corpos estavam dispostos sobre a carcaça de um cavalo, prática incomum para os romanos. Um dos arqueológos que participou no estudo suspeita que as mulheres poderiam ser membros da cultura celta, que ainda existia na época romana e praticava este tipo de enterro.

Os investigadores sublinham o potencial deste tipo de estudo, que revê interpretações históricas anteriores graças a técnicas novas e mais precisas.








Link da fonte aqui!