Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PSD viabilizará uma das propostas de inquérito parlamentar à Santa Casa – Política

PSD viabilizará uma das propostas de inquérito parlamentar à Santa Casa – Política



O líder parlamentar do PSD anunciou esta quinta-feira que a bancada social-democrata viabilizará uma das propostas de inquérito parlamentar sobre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), estando ainda a analisar os textos de Chega, IL e BE.

No final da reunião do Grupo Parlamentar do PSD, Hugo Soares foi questionado se o partido iria propor ou apoiar alguma das propostas de inquérito sobre o tema, que serão debatidas em plenário em 20 de junho.

“Posso adiantar, do ponto de vista do princípio, que o Grupo Parlamentar do PSD estará disponível para viabilizar um dos textos. A seu tempo tomaremos uma decisão definitiva (sobre qual), mas estamos disponíveis para viabilizar uma comissão de inquérito àquilo que aconteceu — repito, àquilo que aconteceu — na SCML”, afirmou.

Hugo Soares defendeu que “todo o escrutínio é de saudar”, mas apelou a que essa comissão de inquérito “não contribua para desprestigiar a instituição”, que considera precisar de estabilidade agora que tem “uma nova equipa e um novo rumo”.

“As várias propostas têm um horizonte temporal muito parecido, não temos sobre isso nenhum estigma. Achamos que o trabalho deve ser rápido, deve ser profícuo, não deve criar instabilidade na instituição”, afirmou.

De acordo com vários órgãos de comunicação social, também o PS já manifestou disponibilidade para viabilizar uma das propostas já entregues, mas sem indicar qual.

Na reunião do grupo parlamentar, foi ainda anunciado que o PSD realizará jornadas a 1 e 2 de julho com o objetivo de preparar o debate do estado da nação, marcado para dia 12 desse mês.

O novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Paulo Duarte Sousa, tomou posse na segunda-feira, depois de o Governo PSD/CDS-PP ter exonerado do cargo a antiga ministra da Saúde do PS Ana Jorge.

A mudança na gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acontece num momento de grande turbulência e instabilidade na instituição, com a provedora Ana Jorge exonerada antes de completar um ano à frente do organismo, acusada pelo atual governo de “atuações gravemente negligentes” que afetaram a gestão da Santa Casa.

Ana Jorge tomou posse a 2 de maio de 2023, escolhida pelo anterior Governo socialista de António Costa, e herdou uma instituição com graves dificuldades financeiras, depois dos anos de pandemia e de um processo de internacionalização dos jogos sociais, levado a cabo pela administração do provedor Edmundo Martinho, que poderá ter causado prejuízos na ordem dos 50 milhões de euros.





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.