Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de João Pessoa inicia ação de combate ao Aedes aegypti utilizando drones

Prefeitura de João Pessoa inicia ação de combate ao Aedes aegypti utilizando drones


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (27), uma ação de combate ao Aedes aegypti utilizando drones. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Polícia Militar com o objetivo de identificar, mapear e auxiliar os profissionais de saúde na eliminação de possíveis focos do mosquito, transmissor de arboviroses, na Capital. A primeira fase da ação segue até esta terça-feira (28) no bairro de Mangabeira.

De acordo com Pollyana Dantas, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, dois drones da Polícia Militar irão sobrevoar áreas do bairro identificando focos do mosquito em locais de difícil acesso para, a partir daí, os agentes de endemias realizarem o trabalho de eliminação dos criadouros e sensibilização dos proprietários dos imóveis ou terrenos.

“É uma ação pioneira na Paraíba no sentido de monitorar as áreas que têm possíveis focos, mas que não é possível serem identificados de forma imediata por meio das visitas dos agentes de endemias. Ou seja, possíveis criadouros na parte de calhas, telhados, caixas d’água e outros locais como imóveis fechados com piscinas, que têm uma visualização mais facilitada por vias aéreas”, afirmou.

Para o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos e Entomologia da SES, Nilton Guedes, a parceria dos três órgãos vai possibilitar mais efetividade no controle do mosquito. “O trabalho de combate ao Aedes aegypti é realizado de forma permanente por meio do trabalho dos agentes e a colaboração da população, mas com a utilização dessa tecnologia possibilitada pela Polícia Militar, teremos uma visão aérea de locais de difícil acesso de forma terrestre, direcionando melhor o trabalho para esses locais de forma específica”, disse.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS explicou que a ação deverá continuar em outros bairros da Capital. “Vamos fazer o monitoramento, principalmente, em regiões com muitos estabelecimentos comerciais, borracharias e locais com materiais recicláveis, a exemplo do Distrito Mecânico, Porto do Capim, Baixo Roger, Mercado Central e outras áreas do Centro da cidade”, pontuou Pollyana Dantas.

Dados – A Secretaria Municipal de Saúde registrou 7.146 casos notificados de arboviroses desde janeiro deste ano. Desse total, são 6.703 casos notificados de dengue, 395 de chikungunya e 48 de zika.

Denúncias – Para que a população possa denunciar possíveis focos do agente transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza dois canais de atendimento.

A denúncia pode ser realizada pelo WhatsApp ‘Xô, Aedes’ – (83) 98825-0549. Este número recebe apenas mensagens. Além de denunciar possíveis focos, também é possível tirar dúvidas sobre prevenção, sintomas e locais de atendimento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e, aos sábados, das 8h às 11h30.

Para quem preferir ligar, pode entrar em contato com Disk Dengue, que atende no número 3213-7781 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.



Link da fonte aqui!