Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bispos dizem que Papa Francisco não sabia que termo que utilizou para se referir aos gays era ofensivo – Sociedade

Bispos dizem que Papa Francisco não sabia que termo que utilizou para se referir aos gays era ofensivo – Sociedade



Foram apenas quatro palavras, mas o suficiente para indignar a comunidade gay, deixar perplexa a Igreja Católica e desencadear reações políticas. “C’è già troppa frociaggine (já há demasiadas bichas, em português)”, disse o Papa, num encontro à porta fechada, com bispos italianos, no passado dia 20, em que se discutia a entrada de gays nos seminários. Os bispos nem queriam acreditar no que acabavam de ouvir. Reagiram com risos, mas ficaram perplexos.

O termo ‘frociaggine’ é considerado ofensivo para a comunidade homossexual. Em defesa do Papa, os bispos disseram, sob anonimato, em declarações aos jornais italianos ‘La Repubblica’ e ‘Corriere della Sera’, que Francisco não percebeu o quão ofensivo é o termo ‘frociaggine’, utilizado em calão. Dizem que a língua materna do Papa é o castelhano e que Francisco, ao utilizar um termo italiano, não sabia o seu significado.


Com a comunidade gay indignada e a Igreja perplexa, a discussão também ganhou dimensão política. “E quem me chamou de homofóbico?”, questionou o populista Roberto Vannacci, candidato às eleições europeias pela Liga, do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, que diz que os homossexuais não são pessoas normais.

Alessandro Zan, candidato pelo Partido Democrático, reagiu, considerando “homofóbicos” os comentários do Papa. Em reação, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse na terça-feira que “o Papa nunca teve a intenção de ofender ou de exprimir sentimentos homofóbicos e apresenta as suas desculpas”. O Vaticano lembra as palavras de Francisco na JMJ, em Lisboa: “Na Igreja há lugar para todos, para todos. Ninguém é inútil, ninguém é supérfluo.”





Link da fonte aqui!