Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia Sem Tabaco: o foco é proteger crianças contra o cigarro eletrônico

Dia Sem Tabaco: o foco é proteger crianças contra o cigarro eletrônico


Cada vez mais os produtos de tabaco se aprimoram e se tornam uma ameaça para os jovens. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, isso leva a uma iniciação cada vez mais precoce do tabagismo. O cigarro eletrônico, por seu aspecto colorido e aromas doces, tem atraído esse público. Segundo a OMS, quem usa o produto, ainda na adolescência, tem pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros no futuro.

Diante disso, nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer lançaram uma campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. A ação marca o Dia Mundial sem Tabaco – celebrado no próximo dia 31 de maio. O tema deste ano é proteger as crianças do cigarro, com foco nos dispositivos eletrônicos para fumar.

A campanha tem uma linguagem jovem e persuasiva para motivar uma mudança de comportamento, além de conscientizar sobre os perigos do uso do tabaco e as táticas usadas pela indústria para atrair esse consumidor.

A maioria dos cigarros eletrônicos usa bateria recarregável que aquece um líquido em sua base, o que cria vapores que são inalados pelo usuário.

A Consultora da Organização Pan-Americana de Saúde, Elizete Bandeira, adverte que, mesmo não emitindo fumaça, o uso do dispositivo traz risco para a saúde.

” Mesmo que seja um dispositivo sem fumaça, ele causa um impacto negativo à saúde, tanto quanto aqueles dispositivos que emitem fumaça. Então não existe fumo seguro. Essa tática precisa ser reconhecida para que a gente continue garantindo ambientes livres de tabaco. Então essa tática precisa ser exposta e enfrentada”. 

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar mostraram que em 2019, 16,8% dos estudantes de 13 a 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, oito de milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças relacionadas ao uso de cigarro no mundo.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.