O maior festival de corridas de rua da América Latina teve a largada da primeira competição na tarde desta quinta-feira (30). A prova de cinco quilômetros da Maratona do Rio aconteceu em um dos cartões postais da cidade maravilhosa, o aterro do Flamengo, com duração de 90 minutos.
45 mil atletas, um número recorde, participam desta 22ª edição do evento — que movimenta a programação na capital fluminense, desde o ponto facultativo de Corpus Christi até o fim de semana. De acordo com a organização do evento, oito em cada dez participantes são de fora do Rio de Janeiro.
A próxima prova, a meia maratona, de 21 quilômetros, acontece no sábado pela manhã. E no domingo, também pela manhã, serão realizadas a prova de dez quilômetros e a corrida principal, com duração de seis horas e percurso de 42 quilômetros.
O esporte também se juntou à arte durante o Festival. Ao longo deste mês, cinco instalações artísticas, em formato de tênis de corrida gigantes pintados, foram espalhadas pela cidade em comemoração ao evento. A Maratona com Arte conta, ainda, com oficinas de grafite e shows na Marina da Glória.
Pra facilitar os deslocamentos dos atletas, o Metrô Rio liberou as catracas na estação Glória para quem estiver vestido com a camiseta da maratona, em horários específicos durante o festival.
O Santuário Cristo Redentor também vai estar no evento recebendo itens de higiene pessoal para doação às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.