Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

João Pessoa promove ‘Dia D’ de vacinação contra Poliomielite no próximo sábado

João Pessoa promove ‘Dia D’ de vacinação contra Poliomielite no próximo sábado


No próximo sábado (8), é o ‘Dia D’ vacinação contra a Poliomielite. A mobilização preventiva tem como objetivo cobrir as falhas vacinais, ampliar a cobertura e impedir o retorno da paralisia infantil em território nacional, além de alertar a população para importância de manter a caderneta e o cartão de vacina atualizado. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença.

Para garantir a assistência, neste dia de mobilização, diversos serviços na Rede Municipal e os pontos móveis estarão funcionando para atender a população no período das 8h às 21h, de acordo com horário de cada estabelecimento. “É importante a adesão coletiva para esta prevenção. Estamos mobilizados e fazendo busca ativa com objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, empreendendo esforços para a erradicação da doença, com a atualização e manutenção da vigilância em saúde”, destacou chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino.

Durante a campanha, as crianças de um a quatro anos devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. Aquelas menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP).

Paralisia infantil – A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo Poliovírus Selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Para tanto, essa estratégia de vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do Poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no País desde 1994. Desse modo, esforços devem ser empreendidos para a erradicação da poliomielite, tais como oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a Poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, Poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, Polivírus 1 e 3.

Esquema vacinal – A Poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo Poliovírus Selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

Novas normas – A realização desta campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o País se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP) para um reforço com Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

No Brasil – Em 2023, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a cobertura vacinal no Brasil contra Poliomielite representa 76,99% com a VOP e 84,95% com a VIP. O último caso de Poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do Poliovírus Selvagem. No entanto, em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do Poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). 

Locais para vacinação em João Pessoa:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)



Link da fonte aqui!