Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moradoras do Residencial Vista Alegre IV participam de Oficina de Gastronomia da Faculdade Internacional da Paraíba

Moradoras do Residencial Vista Alegre IV participam de Oficina de Gastronomia da Faculdade Internacional da Paraíba


Moradoras do Residencial Vista Alegre IV, participaram, nesta quarta-feira (5), da Oficina Gastronômica na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). O curso é uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), em parceria com a FPB.

A Oficina de Gastronomia foi realizada pelo curso de Gastronomia da Faculdade Internacional da Paraíba. A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que promover a inclusão social e a capacitação profissional tem sido objetivos do Programa Pós Ocupacional da Semhab, que atende os moradores dos residenciais construídos pelo Programa Habitacional da Prefeitura, que já ofereceu diversos cursos na área de prestação de serviços.

“Os beneficiários do programa habitacional recebem mais que uma moradia. A intenção da Prefeitura é fazer com que essas pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e a qualificação profissional vai melhorar a renda familiar”, destacou Socorro Gadelha.

“A parceria com a FPB é antiga e quando surgiu o convite para a participação do Projeto da Oficina gastronômica, duas moradores do Vista Alegre IV, que já trabalham com a produção de doces e salgados, se interessaram e tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, o que vai servir para o aperfeiçoamento da atividade que já desenvolvem no dia a dia”, ressaltou a secretaria.

De acordo com Socorro Gadelha, a Semhab tem dado uma atenção especial a capacitação dos moradores dos residenciais, pois já foram promovidos outros cursos como cuidador de idoso, eletricista, capacitação na área de estética com cursos de manicure, designe de sobrancelhas e gastronomia. “A moradia é a base da família, pois é dentro do lar que a pessoa consegue energia para trabalhar e quando nós oferecemos cursos de capacitação, vamos melhorar a renda da família e eles vão ter uma vida melhor, mais confortável e isso significa cuidar das pessoas e oferecer mais qualidade de vida”, pontuou.

Oficina de Gastronomia – O projeto da Oficina de Gastronomia do curso de Gastronomia da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB, é coordenado pelo Professor Tassio Medeiros e tem como proposta usar a cozinha para educar e transformar a vida das pessoas, principalmente aquelas que já tem um trabalho na área de culinária. Mayara Suele dos Santos Silva e Karen Christine de Sá Cordeiro são moradoras do Residencial Vista Alegre IV e já trabalham com a produção de doces e salgados.

A empreendedora Mayara Suele disse que já trabalha nessa área há mais de 15 anos e quando soube da Oficina Gastronomia da FPB decidiu participar para aprender novas técnicas para usar na produção dos doces e salgados que ela e a companheira, Karen Christine fazem para garantir a renda familiar. Ela disse que desde pequena se dedica a área da gastronomia, já trabalhou em restaurantes e sempre procura aprender coisas novas através dos cursos, ressaltando que o maior prazer delas é pegar os ingredientes e transformar uma receita num alimento delicioso.

Mayara afirmou que se mudar para o Vista Alegre também foi muito importante pra ela, pois através do trabalho social da Semhab já teve várias oportunidades de apreender novas técnicas de trabalho, citando a aula na Oficina de Gastronomia, cuja proposta é o aproveitando integral de uma fruta. “Nós apreendemos como fazer uma torta de abacaxi, acompanhando todo o processo de produção, desde a escolha do fruto, o preparado do doce e da massa e o ponto de cozimento e até mesmo o aproveitamento das cascas para produção de sucos e outras iguarias”, comentou.

Outra empreendedora que participou da oficina foi Ladyjane Silva de Mangabeira Um, indicada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, através da Instituição Tia Boneca que faz um trabalho social na Comunidade Sonho Verde. Ela já trabalha com a produção de doces e salgados e garantiu que vai usar a técnica que aprendeu na hora de fazer uma torta de abacaxi, principalmente na manipulação dos ingredientes. “Eu trabalho com culinária já faz algum tempo e confesso que produção de doces eu tinha algumas dúvidas, mas com as orientações que recebi da professora vou melhorar muito qualidade dos meus produtos”, comentou.

A aluna do curso de Gastronomia da FPB, que atuou como monitora da turma durante a Oficina, Josiete Souza, explicou que a oficina acontece uma vez por semana as quartas-feiras, acolhendo pessoas indicadas por uma instituição que realize um trabalho social.

“A Oficina tem como proposta pegar um ingrediente para a produção de um determinado produto doce ou salgado, mas na oficina dessa semana nós vamos trabalhar uma fruta (abacaxi), fazendo o aproveitamento cem por dento do fruto, da polpa a casca, transformando tudo em um alimento delicioso. Essa semana nós fizemos uma torta e uma delícia de Abacaxi e as técnicas de produção vão ser apreender e depois usar na produção deles no dia a dia”, comentou.



Link da fonte aqui!