Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nova estirpe de gripe das aves mata o primeiro homem – Mundo

Nova estirpe de gripe das aves mata o primeiro homem – Mundo



Morreu o primeiro homem no Mundo com uma nova estirpe de gripe das aves, conhecida como H5N2, segundo a Organização Mundial da Saúde, citada pelo ‘Mirror‘. O doente não teve em contacto com aves de capoeira ou outros animais. 

“Febre, falta de ar, diarreia, náuseas e mal-estar geral” foram os sintomas mais agudos que a vítima, de 59 anos e residente no México, começou a sentir a 17 de abril. Antes o homem já tinha estado internado três semanas. O óbito foi declarado a 24 de abril.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) após ter tido conhecimento do caso a 23 de maio, realizou um inquérito epidemiológico às dezassete pessoas que haviam estado em contacto com a vítima. Apenas uma referiu ter tido corrimento nasal.

O caso surge pouco depois de uma criança, pela primeira vez na Austrália, ter contraído uma infeção grave através da estirpe H5N1, cuja propagação tem aumentado mundialmente. A criança recuperou totalmente da doença.

“O rastreio de contactos não identificou quaisquer outros casos de gripe aviária relacionados com este caso. A gripe aviária não se propaga facilmente entre os seres humanos, pelo que a probabilidade de surgirem casos adicionais em pessoas é baixa, afirmou Clare Looker, médica no serviço de saúde de Victoria, na Austrália, onde a criança recebeu tratamento.

As autoridades agrícolas australianas alertaram que uma estirpe de gripe aviária tinha sido detetada numa exploração de ovos. Os testes realizados apontam para que se trate da estirpe H7N7, o tipo mais comum de gripe aviária no País.





Link da fonte aqui!