O conselho de administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões demitiu-se esta quinta-feira, dia 13 de junho. Em causa estão as críticas da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na Assembleia da República.
“Após sermos surpreendidos e confrontados com as declarações de vossa excelência entendemos já não reunir as condições para continuar a exercer o mandato”, lê-se no comunicado enviado às redações e assinado por Nuno Duarte, Eduardo Almeida e Melo, Rita Figueiredo, Sandra Gil e José Luís Gomes.
Recorde-se que a ministra da Saúde afirmou, na quarta-feira, que os hospitais têm “lideranças fracas” e anunciou a criação de comissões de acompanhamento e auditoria aos conselhos de administração para os “ajudar a cumprir a sua missão”.
“Deste modo, e face à falta de confiança manifestada no nosso desempenho enquanto líderes e gestores, vimos apresentar o nosso pedido de demissão”, explica o conselho de administração que diz estar de “consciência tranquila”.
A falta de médicos tem condicionado vários serviços do Hospital de Viseu mas a gota de água aconteceu no início do mês com o encerramento noturno permanente da Urgência Pediátrica.
Ana Paula Martins ainda não reagiu a esta demissão em bloco.