Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comunidade Aldeia Maracanã recebe nova ordem de despejo

Comunidade Aldeia Maracanã recebe nova ordem de despejo


Símbolo de resistência dos povos originários, a comunidade Aldeia Maracanã, localizada no bairro de mesmo nome, na zona norte, recebeu uma nova ordem de despejo. A decisão é referente a um processo do governo do estado do Rio de Janeiro.

O advogado Arão da Providência Araújo Filho, que representa os moradores da Aldeia, considera que a ação viola valores constitucionais. Segundo ele, atualmente, a aldeia luta pela preservação de sua identidade, cultura e território no contexto urbano.

Arão da Providência aponta os próximos passos que serão adotados pela defesa, na tentativa de rever a decisão judicial. 

O prédio onde fica a Aldeia Maracanã foi sede do Serviço de Proteção Indígena e do Museu do Índio até os anos 1970. Desde 2006, o imóvel foi ocupado pelos indígenas, após décadas de abandono.

Além do tombamento do prédio histórico e da permanência no local, seus habitantes pedem o reconhecimento da Universidade Indígena Pluriétnica na comunidade.

Em 2013, a aldeia, nas proximidades do Estádio do Maracanã enfrentou uma violenta reintegração de posse.

O governo do estado afirma que o espaço é ocupado irregularmente e que aguarda o prazo determinado pela Justiça para tomar as providências cabíveis para a reintegração do imóvel.



Link da fonte aqui!