Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamento unânime no voto de pesar do PS pelas vítimas dos fogos de 2017 – Portugal

Parlamento unânime no voto de pesar do PS pelas vítimas dos fogos de 2017 – Portugal



O parlamento aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto apresentado pelo PS em memória das vítimas dos incêndios florestais de junho de 2017 e em que se reafirma “o compromisso” com a prevenção e combate aos fogos.

Em 17 de junho de 2017, o primeiro incêndio deflagrou em Pedrógão Grande, mas alastrou-se aos concelhos vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, tendo provocado 66 mortos e mais de 250 feridos, sete dos quais graves, e destruído meio milhar de casas e 50 empresas.

No voto de pesar, que teve como primeira subscritora a líder da bancada socialista, Alexandra Leitão, lembra-se que “em 17 de junho de 2019, dois anos volvidos sobre que é considerado o incêndio florestal mais mortífero de sempre em Portugal, a Assembleia da República aprovou por unanimidade uma resolução que consagrou o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais”.

“Decorridos sete anos sobre esta tragédia, evocamos a memória dos homens, mulheres e crianças que perderam a vida em 2017, bem como de todos quantos, ao longo da nossa história, sucumbiram ao flagelo dos incêndios florestais em Portugal, manifestando a nossa profunda solidariedade e sentida homenagem”, refere-se no documento.

O PS pede também que o parlamento manifeste a sua “solidariedade com os familiares e amigos das vítimas, a quem esta tragédia marcou pessoal e irremediavelmente”, e que saúde “a criação e o trabalho desenvolvido pela Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), que uniu as famílias das vítimas no propósito comum de defender os direitos das pessoas afetadas e homenagear as vítimas”.

No voto, a bancada socialista propõe ainda que a Assembleia da República saliente o seu “reconhecimento a todos os operacionais que estiveram no terreno, Proteção Civil, bombeiros, militares, entidades prestadoras de cuidados de saúde, entre outras, pelo extraordinário empenho e sentido de missão”.

“Esta efeméride que reside na nossa memória coletiva e que, também por dever de memória, é assinalada a 17 de junho, convoca-nos e impele-nos a reafirmar o compromisso de que tudo faremos para que uma tragédia como aquela que se verificou em 2017 nunca mais se volte a repetir”, acrescenta-se.





Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.