Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CNDH coletará informações sobre grupos neonazistas no Rio

CNDH coletará informações sobre grupos neonazistas no Rio


Uma delegação do Conselho Nacional de Direitos Humanos vai ouvir vítimas, autoridades e especialistas sobre o neonazismo no Brasil. Os representantes desembarcaram no Rio de Janeiro nessa segunda-feira e o cronograma da visita se estende até sexta-feira. A questão do neonazismo já havia motivado uma outra viagem em abril deste ano à Santa Catarina, e outros estados também devem ser visitados.

No Rio de Janeiro, estão previstas agendas com autoridades policiais e judiciais para levantamento de dados e informações, na capital fluminense e em Niterói, na região metropolitana do Rio. Entre as atividades estão audiências públicas e um painel acadêmico em conjunto com a Universidade Federal Fluminense, que acontece nesta terça-feira.

Há alguns meses, o Conselho Nacional de Direitos Humanos desenvolve um trabalho para apurar o crescimento de células neonazistas no país. Foi criada uma relatoria especial sobre o tema, cuja coordenação é do conselheiro Carlos Nicodemos, que participa das atividades no Rio de Janeiro.

As preocupações do Conselho Nacional de Direitos Humanos com o crescimento de grupos neonazistas no Brasil, ao longo dos últimos anos, já foram inclusive levadas ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Um relatório preliminar, entregue em abril, classificou o cenário atual como “alarmante”.

Segundo estudos da antropóloga Adriana Dias, falecida no ano passado, as células de grupos neonazistas cresceram 270% no Brasil, no período de janeiro de 2019 a maio de 2021, se espalhando por todas as regiões do país. No início de 2022, havia mais de 530 núcleos extremistas no Brasil. Os participantes compartilham o ódio contra feministas, judeus, negros e população LGBTQIAP+.



Link da fonte aqui!