As obras do memorial das vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, começaram nesta quarta-feira, mais de 11 anos depois da tragédia.
O espaço vai ter um jardim e um auditório. Ao redor, 242 pilares de madeira representando cada vítima. As obras devem ser concluídas em oito meses. O valor é de R$ 4,8 milhões..
O letreiro e as portas da boate foram retirados. Os participantes soltaram balões brancos em homenagem às pessoas que morreram no local.
No tapume colocado na frente da antiga boate, está a frase “Desfazer a ruína e construir a memória”. Para o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi, o novo memorial será um instrumento contra a impunidade e o esquecimento.
A gestão do local vai ser feita pela associação de vítimas, segundo o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. Ele quer que o memorial sirva de recado para o mundo.
Em janeiro de 2013, o incêndio na Boate Kiss deixou mais de 240 pessoas mortas e seiscentas feridas. Até hoje, a Justiça não encerrou o julgamento dos quatro denunciados de serem responsáveis pela tragédia.