De acordo com o portal do SNS, as UGO dos hospitais Garcia de Orta, em Almada, e de São Bernardo, em Setúbal, estão encerradas pelo menos até dia 19, permanecendo a funcionar apenas o serviço localizado no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. As alternativas ao Hospital do Barreiro são as maternidades e urgências da cidade de Lisboa, nomeadamente a Maternidade Alfredo da Costa, Loures, Cascais e Santa Maria (apenas Ginecologia).
Este domingo estão encerrados de norte a sul 9 serviços de urgências, dos quais quatro de Pediatria. Há ainda quatro urgências condicionadas/sob referenciação, ou seja, que só atendem utentes internos ou que sejam referenciados pelo CODU/INEM ou pela Linha SNS 24.
A falta de médicos, associada ao período de férias dos profissionais existentes, é o principal motivo para que os hospitais do SNS não consigam ter as portas abertas 24 horas por dia. Em Viseu, que sofre constrangimentos na urgência de Pediatria, são necessários pelo menos seis pediatras para o normal funcionamento do serviço.