Mulheres que tiveram filhos vítimas letais de violência durante ações das forças de segurança no Rio de Janeiro têm a chance de participar de cursos de extensão em instituição de ensino superior no estado.
Por iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, elas têm a chance, a partir de agora, de concorrer a bolsas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O programa oferece 100 vagas e as mães selecionadas terão a oportunidade de contribuir, por meio dos seus relatos e vivências, na produção de dados, metodologias e garantia de direitos. As informações serão usadas no aperfeiçoamento e no fortalecimento da rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ambos do governo federal.
Através do Programa de Bolsas de pesquisa na extensão da UFRJ, vão atuar em atividades de acolhimento psicossocial de familiares atingidos por violações de direitos. E receberão o valor de R$ 700 por mês, ao longo de um ano, tempo previsto para participação, com possibilidade de prorrogação por até dois anos.
As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 22 de julho, pela internet. O formulário está disponível no site www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias.