Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lágrimas e abraços no regresso a casa dos prisioneiros libertados pela Rússia – Mundo

Lágrimas e abraços no regresso a casa dos prisioneiros libertados pela Rússia – Mundo



Detido desde março do ano passado na Rússia, Evan Gershkovich, de 32 anos, foi recebido com um forte abraço da mãe assim que chegou esta sexta-feira aos EUA. À sua espera estavam também o pai e a irmã.

O jornalista do ‘Wall Street Journal’, condenando a 16 anos de prisão por espionagem, e outros prisioneiros, incluindo ativistas políticos e opositores à guerra na Ucrânia, foram recebidos na base militar de Andrews, perto de Washington, pelo Presidente, Joe Biden, e pela vice-presidente, Kamala Harris, no âmbito de uma troca histórica de presos entre a Rússia e Estados ocidentais. Momento de grande emoção foi também quando as filhas da jornalista russo-americana Alsu Kurmasheva, de 47 anos, correram para abraçar a mãe.

Alsu foi detida em outubro de 2023 e condenada a seis anos e meio por divulgar “informações falsas” sobre o Exército russo. Também o ex-fuzileiro naval Paul Whelan, de 54 anos, que passou quase seis anos preso na Rússia, sob acusações de espionagem, foi libertado. Do lado russo foram libertados um jornalista acusado de espionagem, que se fazia passar por um correspondente espanhol, e Vadim Krasikov, agente dos serviços secretos, condenado a prisão perpétua na Alemanha pelo assassinato de um ex-líder separatista checheno.





Link da fonte aqui!