Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nova gestão da Petrobras faz 17 trocas em gerências-executivas com aumento de influência do PT e sindicatos

Nova gestão da Petrobras faz 17 trocas em gerências-executivas com aumento de influência do PT e sindicatos


Desde que Magda Chambriard, apoiada pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, assumiu a presidência da Petrobras, a estatal passou por 17 mudanças em suas gerências-executivas, o último nível técnico na hierarquia da empresa, ampliando a influência do Partido dos Trabalhadores e de sindicatos. Segundo a Folha de S.Paulo, três das novas posições foram preenchidas por pessoas ligadas à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e uma por um integrante do PT, enquanto as demais foram ocupadas por funcionários de carreira da estatal.

Entre os nomeados ligados à FUP, estão William Nozaki e Rodrigo Leão, que assumiram cargos na diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, e Eduardo Costa Pinto, que ficou à frente da gerência-executiva de Exploração e Produção. Nozaki, que foi assessor de Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e Leão, que presidia uma subsidiária da Petrobras, chegaram aos novos cargos já com experiência em postos de liderança na estatal. O PT também conseguiu posicionar Wellington Cesar Silva, ex-assessor jurídico da Casa Civil, na advocacia-geral da Petrobras.

Além disso, Chambriard nomeou Giles Azevedo, ex-chefe de gabinete da ex-presidente Dilma Rousseff, como seu assessor especial em Brasília. Azevedo, que trabalhou com Dilma desde o Ministério de Minas e Energia até o impeachment em 2016, foi uma das escolhas estratégicas de Chambriard, que já havia sido diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em resposta às mudanças, a Petrobras declarou que “a formação de equipes, com eventuais trocas de gestores, faz parte da dinâmica do processo de gestão de pessoas” e afirmou que os indicados foram selecionados com base em análises rigorosas de integridade, capacidade de gestão e experiência na área de atuação.



Link da fonte aqui!