Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PGR defende rejeição de ações que contestam decisão de Moraes contra X/Twitter no Brasil

PGR defende rejeição de ações que contestam decisão de Moraes contra X/Twitter no Brasil


Segundo o jornal O Globo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favorável à rejeição das ações que contestam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou a rede social X (antigo Twitter) no Brasil. O parecer foi assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e abrange dois pedidos: um do partido Novo e outro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que visavam reverter a decisão de Moraes.

Gonet argumentou que o tipo de ação utilizado, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), não é adequado para contestar decisões judiciais do STF. “Nem sequer em tese é admissível a arguição de descumprimento de preceito fundamental contra decisão judicial do Supremo Tribunal Federal”, escreveu o procurador-geral. O parecer sugere que as ações sejam extintas sem julgamento do mérito.

Os pedidos contestam dois pontos: o bloqueio da rede social X, questionado pelo partido Novo, e a multa de R$ 50 mil, questionada pela OAB, imposta a quem usar meios tecnológicos, como VPNs, para acessar a rede social após o bloqueio. Ambos os pedidos foram encaminhados para análise do ministro Nunes Marques, que é o relator dos casos.

Na semana passada, Moraes determinou o bloqueio do X no Brasil, e sua decisão foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros. O partido Novo e a OAB recorreram ao STF para suspender tanto o bloqueio quanto a multa.

O ministro Nunes Marques, por sua vez, afirmou que o tema é sensível e de grande repercussão para a ordem pública e social. Ele defendeu que o caso seja analisado pelo plenário da Corte, mas pode tomar uma decisão monocrática antes dessa análise. A assessoria do STF ressaltou que não há prazo definido para a decisão final.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.