O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quinta-feira (3), em João Pessoa, da abertura de mais uma edição do Festival de Brinquedos Populares — uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Manaíra Shopping. O evento será realizado até o próximo dia 13, reunindo 25 artes que produzem desde bonecas de pano a jogos de madeira, fortalecendo o universo lúdico das crianças, uma grande alternativa aos jogos eletrônicos.
Acompanhado dos netos, João Azevêdo ressaltou os investimentos que o Governo tem feito para fortalecer o artesanato paraibano e agradeceu a parceria com o Manaíra Shopping. “É extremamente importante a gente manter essas parcerias e, mais uma vez, aqui vai o agradecimento do Governo do Estado ao empresário Roberto Santiago, que abre as portas do Manaíra Shopping para acolher exatamente aquilo que temos feito na Paraíba esse tempo todo, que é fortalecer essa cadeia do artesanato, um importante instrumento de geração de emprego e renda”, afirmou.
“É preciso que o artesanato tenha locais de exposição. O Governo realiza dois Salões por ano, mas um local como este é de fundamental importância para o segmento. Na Semana da Criança, brinquedos artesanais, para que as crianças saiam um pouco do eletrônico e venham para os brinquedos lúdicos. Os trabalhos que estão aqui expostos enchem os olhos — feitos com muita delicadeza, uma perfeição muito grande”, informou o governador.
Presidente de Honra do PAP, a primeira-dama Ana Maria Lins também ressaltou o Festival de Brinquedos Populares como uma oportunidade de geração de renda. “Mais um ano de oportunidade para os artesões paraibanos, com o Festival de Brinquedos Populares aqui no Manaíra Shopping. Nesta parceria, ganhe as crianças, que têm uma excelente alternativa aos jogos eletrônicos e também aos artesões, com vendas e encomendas. Serão dez dias de um evento que já foi abraçado pela população”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enalteceu as parcerias público-privadas no fortalecimento do artesanato paraibano. “O braço social do Manaíra Shopping que abraçou o Festival de Brinquedos Populares — e a cada ano essa parceria fornece vendas, melhorando a qualidade de vida do artesão. Essas parcerias são o resultado da contribuição das ações do Governo da Paraíba para fortalecer cada vez mais o artesanato do nosso estado”, comentou.
A diretora de Marketing do Manaíra Shopping, Roberta Barros, disse que a parceria do empreendimento com o Governo do Estado fortalece a cultura paraibana. “O artesanato representa a cultura de um povo. A partir do momento em que o Manaíra Shopping cede um espaço para que os artesões possam expor e vender seus produtos, a gente está apoiando essa cultura, a nossa cultura, gerando renda para as famílias. O cliente do Manaíra vem ao shopping para ter vários tipos de experiência diferentes e vai encontrar produtos diferenciados, ainda mais agora no Dia das Crianças”, disse.
A abertura do Festival de Brinquedos Populares foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que esteve acompanhado da segunda-dama Camila Mariz; pela coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar; e pelo diretor do Museu do Artesanato Paraibano, Fábio Morais.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), João Alves; e o gerente de Ressocialização da Seap, João Rosas, também prestigiaram o evento. Mais uma vez, o Projeto Castelo de Bonecas teve seu espaço garantido no Festival.
O horário de funcionamento do Festival de Brinquedos Populares segue o do shopping — das 10h às 22h. O evento será realizado na Praça de Eventos, em frente ao Magazine Luiza.
Expectativa dos artesões — Até o próximo dia 13, 25 artesões de todas as regiões do estado, com destaque para João Pessoa e Campina Grande, levam o melhor na tipologia brinquedos populares — são bonecas de panos, carrinhos, jogos, tudo feito para estimular o desenvolvimento das crianças.
Aroldo Ferreira tem mais de 40 anos dedicado aos brinquedos populares. “O Festival de Brinquedos Populares é um momento muito bom. Ver a alegria das crianças é algo que não tem preço, além das excelentes vendas que fazemos”, externou.
Opinião compartilhada pela artesã Ana Regina Pinto. “Trouxemos as fantasias, principalmente de tempo de futebol, que agradam à criançada. É uma feira que nos dá muita alegria”, acrescentou.
A empresária Maria do Socorro foi uma das primeiras clientes do Festival de Brinquedos Populares. “A feira é muito interessante, muito criativa para todas as idades”, afirmou.