Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para o papel do homem no planejamento familiar

Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para o papel do homem no planejamento familiar


Vasectomia pelo SUS

Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para o papel do homem no planejamento familiar


28/10/2024 |
19:00 |
38

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) vem chamar a atenção para o papel fundamental do homem no planejamento familiar. Nesse contexto, a vasectomia, cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um dos mecanismos que permite ao público masculino assumir essa responsabilidade.

A vasectomia é uma pequena cirurgia realizada com anestesia local que impede o transporte do espermatozoide. O procedimento é rápido, simples e com a recuperação muito tranquila, não havendo necessidade de internação.

Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS, ressalta que a vasectomia é uma opção segura e eficaz que promove o planejamento familiar, permitindo que homens assumam um papel ativo na contracepção e contribuam para a saúde reprodutiva do casal.

“A vasectomia é uma das estratégias ativas de planejamento familiar, onde o homem terá sua participação mais efetiva na decisão conjunta de quantos filhos terá ou até mesmo se deseja ou não ter filhos. Com um procedimento simples e sem efeitos adversos, ele poderá contribuir com a parceira e, desta maneira, diminuir o número de procedimentos a que muitas vezes a mulher se submete, como a laqueadura”, explicou.

Onde e quem pode fazer – Em João Pessoa, a vasectomia está disponível para homens maiores de 21 anos ou que possuem dois filhos vivos. Quem tiver interesse em fazer o procedimento pela Rede Municipal de Saúde, deve procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima da sua residência ou ir ao Hospital Municipal Santa Isabel.

Para fazer o cadastro para a cirurgia, o usuário deve portar documento pessoal com foto, Cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. Ele passará ainda pelo acompanhamento de uma equipe de saúde, que vai desde a elegibilidade para o procedimento até a realização da vasectomia.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.