Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Famílias quilombolas realizam vistoria nos apartamentos do Residencial Hélio Miguel da Silva

Famílias quilombolas realizam vistoria nos apartamentos do Residencial Hélio Miguel da Silva


A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab), realizou, nesta quarta-feira (18), uma vistoria no Residencial Hélio Miguel da Silva, junto com as famílias quilombolas que serão beneficiadas com um novo apartamento. Este é o primeiro empreendimento habitacional vertical voltado para a população quilombola do Brasil e está localizado no bairro Paratibe, na Zona Sul da Capital.

A secretária Socorro Gadelha acompanhou a inspeção dos engenheiros junto com as famílias contempladas, que deverão receber seus imóveis das mãos do prefeito Cícero Lucena nos próximos dias. “Esse residencial, inclusive, já foi premiado nacionalmente e serve de referência para todo o Brasil. Eu tenho certeza que as famílias serão muito mais felizes nessa nova moradia. É uma comunidade que merece todo nosso respeito e carinho”, destacou.

Segundo a assistente social da Secretaria de Habitação, Cláudia Gouveia, durante a vistoria, os engenheiros e os proprietários checaram se está tudo em perfeito estado, a exemplo das portas e janelas, para, no caso de algum problema, já recorrer à construtora para consertar a falha imediatamente. “Todos os apartamentos e a estrutura do condomínio foram verificados e está tudo nos conformes”, atestou.

A representante da comunidade quilombola de Paratibe, Simone Teixeira, também acompanhou a inspeção e disse que o momento era de realização de sonhos. “Estamos todos satisfeitos, tanto com a vistoria como com o trabalho da equipe. Só temos que agradecer todo o trabalho da Prefeitura de João Pessoa e do nosso prefeito Cícero Lucena por fazer uma gestão que faz a diferença para quem precisa”, acrescentou.

Amanda Almeida dos Santos, 32 anos, dona de casa, mãe de seis filhos pequenos, foi contemplada e não conseguiu esconder a alegria de passar a virada de ano para 2025 na casa nova. “Para quem mora num barraco de zinco e hoje ganhar um apartamento desse, estou sem palavras. Há mais de ano eu esperava realizar esse sonho e hoje chegou o dia. Só tenho a agradecer a Deus e ao compromisso dessa gestão”, afirmou.

A outra ganhadora do imóvel, Cristiane Lourenço da Silva, 35 anos, descreveu uma alegria muito grande por estar realizando o sonho da casa própria. “Hoje vivemos de auxílio aluguel que o prefeito Cícero Lucena nos deu a honra de contar com essa ajuda, mas a gente vivia dentro de um barraco de zinco. Foram cinco anos de luta, debaixo de sol e de chuva, e agora terei uma morada digna. Só quem sabe o valor disso é quem passa por dificuldades para chegar até aqui. Hoje, estamos de posse da vitória. Além disso, fui presenteada, quem vai morar no apartamento ao lado é a minha vizinha que batalhou junto comigo nesses anos todos por uma vida melhor”, desabafou.

Maria do Livramento Matias de Medeiros, de 53 anos, doméstica, disse que estava sem saber explicar a emoção que estava sentindo por ter sido contemplada. “Foi luta, foi sofrimento nessa vida, mas agora é só alegria e só tenho a agradecer a Deus, ao prefeito Cícero Lucena e ao vereador Marcos Vinícius, que sempre estiveram conosco nessa luta por melhores dias”, ressaltou, acrescentando que estava encantada com a qualidade do condomínio, o tamanho do apartamento e toda estrutura oferecida.

Os imóveis – O Residencial Hélio Miguel da Silva foi construído com recursos próprios, no bairro Paratibe. No dia 20 de novembro deste ano, o prefeito Cícero Lucena fez o sorteio das chaves dos 80 apartamentos em solenidade festiva marcada pela emoção das mais de 300 pessoas beneficiadas, que ainda este ano estarão de casa nova.

Os apartamentos possuem 51 m², com dois quartos, sala de estar/jantar, cozinha, banheiro, área de serviço e acessibilidade, além de uma vaga de estacionamento e área de lazer. Essa iniciativa não apenas oferece moradia, mas também promove a inclusão social e a preservação da diversidade cultural quilombola em João Pessoa.



Link da fonte aqui!