Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ICV promove ação para reforçar importância da saúde mental materna nesta quarta-feira

ICV promove ação para reforçar importância da saúde mental materna nesta quarta-feira


O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizará, nesta quarta-feira (15), às 14h, uma ação especial em alusão à campanha ‘Janeiro Branco’, dedicada à conscientização sobre a saúde mental. O evento, organizado pelo setor de Psicologia da instituição, tem como objetivo sensibilizar profissionais e pacientes sobre a relevância do cuidado emocional, além de promover ações que reforcem a importância da saúde mental no contexto materno.

A atividade contará com uma Roda de Conversa com os profissionais da maternidade e depois a equipe vai sair nos setores abordando o assunto. A ação contará ainda com a participação de um enfermeiro residente em saúde mental do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Federal da Paraíba (Resmen/UFPB), que realizará uma apresentação musical em alusão à campanha Janeiro Branco.

Segundo a coordenadora de Psicologia do ICV, Poliana Dantas, na maternidade, a saúde mental das gestantes e puérperas é uma prioridade. “Atuamos com um olhar diferenciado, auxiliando mulheres e suas famílias a enfrentarem as mudanças emocionais e físicas trazidas pela gravidez. Nosso trabalho fortalece a autoestima das mães, reduz o estresse e estimula um vínculo seguro entre mãe e bebê. Além disso, realizamos ações preventivas em setores como a UTI materna e o Método Canguru, promovendo o cuidado emocional e ampliando a rede de apoio das mulheres nesse período tão desafiador”, destacou.

“Quando alterações emocionais significativas são identificadas em alguma paciente, a equipe de Psicologia, em conjunto com outros profissionais de saúde, realiza intervenções e encaminhamentos necessários. Além disso, o trabalho inclui a escuta atenta, a identificação de redes de apoio, rodas de conversa e grupos de mulheres nos setores Canguru e UTI. Esses espaços coletivos são fundamentais para acolher as pacientes, trabalhar questões emocionais e oferecer suporte psicológico especializado”, complementou.

“A saúde mental materna é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê, influenciando diretamente o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Trabalhamos com ações que fortalecem o vínculo afetivo entre mãe e bebê, atuando de forma preventiva em momentos como o pré-parto, o pós-parto e internações na UTI. Nosso objetivo é oferecer uma escuta atenta e um cuidado humanizado que acolha as mães em suas necessidades emocionais e promova uma maternidade mais saudável”, explicou Thaís Pedrosa, psicóloga hospitalar do ICV.

O ICV, que funciona 24 horas por dia, é referência em práticas humanizadas de atendimento psicológico para gestantes e puérperas. A saúde mental materna é tratada como prioridade, considerando seu impacto direto na qualidade de vida das mães e no desenvolvimento dos bebês.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.