Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liberação do FGTS Pode Pressionar Inflação e Levar Juros Acima de 15%, Dizem Especialistas

Liberação do FGTS Pode Pressionar Inflação e Levar Juros Acima de 15%, Dizem Especialistas


A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de injetar R$ 12 bilhões na economia por meio da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) visa estimular o consumo, mas pode ter efeito colateral indesejado: acelerar a inflação. Segundo especialistas, a medida contraria a estratégia do Banco Central, que busca conter a demanda para reduzir a alta de preços.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

De acordo com Werton Oliveira, da Ekonomy Consultoria Econômica, a liberação do FGTS pode obrigar o Banco Central a estender o ciclo de alta dos juros, com a Selic podendo ultrapassar os 15%, nível que não é registrado desde 2006.

A lógica econômica é simples: mais dinheiro circulando aumenta a demanda por bens e serviços. Se a oferta não acompanhar esse crescimento, os preços tendem a subir.

  • Velocidade e destino dos gastos – O impacto inflacionário dependerá de como e com que rapidez os beneficiados gastarão os recursos, explica João Fossaluzza, da EXP Empresarial.
  • Inflação dos alimentos – O risco maior, segundo Fossaluzza, é que a liberação do FGTS pressione ainda mais os preços de itens essenciais, como os alimentos.
  • Efeito sobre os salários – Embora possa aliviar o endividamento das famílias no curto prazo, a inflação gerada pela injeção de dinheiro na economia tende a corroer o poder de compra dos salários.

Com um cenário de inflação pressionada e a possível elevação dos juros, a medida do governo pode gerar alívio momentâneo, mas trazer desafios de longo prazo para a economia brasileira.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.