Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desmatamento no Cerrado cresce sob Lula e supera gestão Bolsonaro

Desmatamento no Cerrado cresce sob Lula e supera gestão Bolsonaro


O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, registrou índices de desmatamento mais altos nos dois primeiros anos do governo Lula (PT) do que no início da gestão Jair Bolsonaro (PL). Em 2023, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 7,8 mil km² de vegetação nativa destruída — número que caiu para 5,9 mil km² em 2024, mas que ainda supera os dados registrados entre 2019 e 2020, quando o desmate ficou em 4,7 mil km² e 4,4 mil km², respectivamente.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Além disso, os alertas de desmatamento no Cerrado bateram recorde no ano passado, chegando a 17,1 mil — o maior número desde o início da série histórica. Mesmo com queda no desmatamento da Amazônia, o ritmo de destruição no Cerrado aponta para uma piora no cenário ambiental do bioma.

Para o especialista em planejamento e gestão ambiental Raimundo Barbosa, a atenção concentrada na Amazônia contribuiu para o avanço da devastação no Cerrado. “De certa forma, eles se descuidaram aqui do Cerrado; por isso, os números aumentaram”, disse Barbosa ao portal Metrópoles. Ele alerta para o risco iminente: “É danoso esse desmatamento. O Cerrado já passa por um processo de extinção e, se continuar assim, pode desaparecer até 2030”.

A degradação do Cerrado é agravada por queimadas, mineração, crescimento urbano desordenado e longos períodos de estiagem. O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) já classificou a atual seca como a pior das últimas décadas, o que potencializa os incêndios e acelera a perda de biodiversidade.

O Prodes, sistema oficial de monitoramento por satélite, também revela tendência preocupante: o Cerrado perdeu 1,9 mil km² de cobertura nativa em 2023 e 723 km² em 2024. No mesmo recorte da gestão Bolsonaro, os números foram menores — 714 km² em 2019 e 769 km² em 2020.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.