O deputado federal Ricardo Salles (Novo) afirmou que pretende disputar o governo de São Paulo em 2026, caso o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida deixar o cargo para concorrer à Presidência da República. A declaração foi feita ao Metrópoles nesta segunda-feira (24).
Banner Hair Cap 300 x 250
Banner Seguro Veículo 300×250
Banner 2 Ebooks 300 x 250
Ex-ministro do Meio Ambiente no governo Jair Bolsonaro, Salles trocou o PL pelo Novo, mas segue alinhado ao ex-presidente. A mudança partidária, segundo ele, permite maior autonomia para se lançar candidato, sem depender de articulações internas com lideranças como Valdemar Costa Neto.
Na eleição municipal deste ano, Salles tentou se viabilizar como nome da direita à Prefeitura de São Paulo, mas o PL optou por apoiar a reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), frustrando seus planos.
Caso Tarcísio permaneça no cargo e busque a reeleição, Salles não descarta uma alternativa: disputar uma das duas vagas ao Senado que estarão em jogo em 2026 — as cadeiras atualmente ocupadas por Mara Gabrilli (PSD) e Alexandre Giordano (PSDB).
Apesar das especulações, Tarcísio tem dito a interlocutores que pretende concorrer à reeleição no governo paulista. A indefinição é alimentada pela situação jurídica de Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas segue afirmando que tentará reverter o cenário judicial para disputar a Presidência novamente. Essa posição trava movimentações mais ousadas de aliados como Tarcísio — e, por consequência, influencia os planos de Salles.