Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Santa Isabel é o único hospital da Paraíba selecionado para projeto PeGASUS e equipe participa de simpósio em São Paulo

Santa Isabel é o único hospital da Paraíba selecionado para projeto PeGASUS e equipe participa de simpósio em São Paulo


O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) foi a única unidade hospitalar da Paraíba selecionada para participar do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGAs) em hospitais do SUS (PeGASUS). O PGAs é um projeto desenvolvido através de uma parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que selecionou 54 hospitais do SUS em todo o Brasil e o HMSI faz história ao ser o único a ser selecionado no Estado para participar do programa que gerencia o uso racional de antibióticos.

O início oficial do estudo foi dado, nesta quarta-feira (26), com a participação de profissionais do Santa Isabel no I Simpósio PeGASUS, realizado no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, do qual também participaram representantes dos outros hospitais selecionados.

Participaram do simpósio em São Paulo, durante todo o dia, a farmacêutica Janaína de Souza Medeiros e a enfermeira Maria Mércia Barbosa, que integra a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Isabel. O evento também teve a participação remota da médica infectologista Larissa Negromonte, que coordena a CCIH, e da coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HMSI, a bioquímica Patrícia Urquiza.

A infectologista Larissa Negromonte, que lidera, no Santa Isabel, a equipe envolvida no estudo, disse que o objetivo do simpósio foi discutir sobre a implantação de programas de gerenciamento de antimicrobianos, “abordando os papéis da gestão, do médico, enfermeiro, farmacêutico e microbiologia, além de orientar sobre as etapas de execução do projeto que será im-plantado em 54 hospitais do Brasil”.

A médica ressalta que o projeto será muito importante para o hospital. “O gerenciamento de antimicrobianos impacta no consumo de antimicrobianos e no controle de infecções por microrganismos multirresistentes. Para os pacientes, o uso adequado dos antimicrobianos contribui para redução de morbimortalidades e eventos adversos”, destacou.

Com duração de 2 anos, o projeto realizará capacitação técnica dos profissionais do HMSI por meio de um curso na modalidade de Educação à Distância (EAD), autoinstrucional, que apoiará a implementação do PGAS. Durante esse período, será analisado mensalmente o nível de organização do PGA, intervenções realizadas, taxa de aceitação, consumo de antimicrobianos, antibioticoprofilaxia cirúrgica, tempo de hospitalização, mortalidade em 30 dias e dados de custos.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.