Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anistia do 8 de Janeiro ganha força na Câmara com apoio de 191 deputados

Anistia do 8 de Janeiro ganha força na Câmara com apoio de 191 deputados


A proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 já conta com o apoio declarado de 191 deputados federais — mais de um terço da Câmara. O número é suficiente para permitir que o projeto seja levado ao plenário em regime de urgência, segundo levantamento feito pelo Estadão.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O projeto de lei com tramitação mais avançada é o PL 2.858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO). O texto propõe o perdão judicial a quem participou da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, mas também abre margem para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, ao incluir ações “conexas” aos eventos daquele dia.

O levantamento, batizado de “Placar da Anistia”, ouviu 420 dos 513 parlamentares, o equivalente a 82% da Casa. Entre os que se manifestaram, 191 disseram ser favoráveis à anistia, 126 se posicionaram contra e 103 preferiram não responder. O apoio à proposta é puxado pelo PL, mas o União Brasil aparece como o segundo partido com mais deputados pró-anistia, somando 24 nomes — apesar de integrar o governo Lula com três ministérios.

A proposta divide o Congresso. Parlamentares da base do governo, como o PT, rejeitam a anistia e classificam os atos como tentativa de golpe. Já os defensores da medida alegam que houve exageros nas punições e dizem que o episódio foi “um ato de vandalismo”. Um dos exemplos mais citados é o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que escreveu “perdeu, mané” com batom na estátua da Justiça. Condenada a 14 anos de prisão pelo STF, ela aguarda julgamento definitivo, suspenso após pedido de vista do ministro Luiz Fux.

A anistia também movimenta as discussões internas dos partidos. No Republicanos, por exemplo, há divergências entre deputados da mesma legenda. Silas Câmara (AM) é favorável à medida e defende que o perdão se estenda a Bolsonaro. Já Antônia Lúcia (AC) se opõe, classificando o episódio como “golpe”.

Uma das perguntas do levantamento trata justamente sobre a extensão da anistia. A maioria dos deputados contrários rejeita qualquer tipo de benefício aos 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República, incluindo Bolsonaro. Já uma ala do PL admite votar contra neste projeto, mas abrir espaço para outra proposta voltada exclusivamente ao ex-presidente.

Enquanto isso, o projeto original segue travado desde outubro de 2023, quando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o retirou da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estagnando sua tramitação.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.