Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Três magistrados deixam gabinete de Moraes no STF em meio a caso de vazamentos, segundo Estadão

Três magistrados deixam gabinete de Moraes no STF em meio a caso de vazamentos, segundo Estadão


De acordo com publicação do jornal Estadão, três magistrados deixaram o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entre janeiro e março deste ano — em meio à repercussão do escândalo envolvendo o vazamento de mensagens internas que sugerem a atuação fora do rito legal em decisões sensíveis.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Entre os que retornaram ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está o desembargador Airton Vieira, juiz instrutor mais próximo de Moraes e citado em conversas com Eduardo Tagliaferro, ex-assessor da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Áudios divulgados pela imprensa revelaram que Vieira e Tagliaferro compartilhavam informações sigilosas para embasar decisões do ministro, fora dos trâmites formais do tribunal.

A Polícia Federal indiciou Tagliaferro nesta quarta-feira, 2, por violação de sigilo funcional com prejuízo à administração pública. A investigação concluiu que ele repassou de forma intencional informações obtidas enquanto atuava no TSE, parte delas trocadas com Vieira.

Embora oficialmente as saídas dos juízes sejam atribuídas à expiração dos períodos de cessão — que, por regra do STF, são limitados a dois anos —, interlocutores do Supremo admitem que o momento das dispensas não passou despercebido, diante da crise causada pelas revelações.

Além de Vieira, deixaram a equipe os juízes auxiliares Rogério Marrone de Castro Sampaio e André Solomon Tudisco, também do TJSP. Sampaio atuava no gabinete desde 2018, e Tudisco, desde junho do ano passado.

O ministro Moraes não comentou oficialmente as mudanças. Um auxiliar confirmou ao Estadão que foi iniciado um processo seletivo para a recomposição da equipe. Moraes é o único ministro com autorização para manter quatro juízes de apoio em seu gabinete — três auxiliares e um instrutor. Os demais ministros do STF podem contar com até três magistrados assistentes.

As movimentações ocorrem em um momento de crescente pressão sobre o Supremo e sobre Moraes, diante de questionamentos à condução de inquéritos sensíveis e à relação do gabinete com estruturas de inteligência do TSE.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.