Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ICV orienta mães sobre prevenção de engasgos e reforça importância da amamentação correta

ICV orienta mães sobre prevenção de engasgos e reforça importância da amamentação correta

O Instituto Cândida Vargas (ICV), referência no cuidado com mulheres puérperas e recém-nascidos, na Paraíba, segue atuando não apenas com assistência clínica, mas também com orientações fundamentais para o cuidado seguro dos bebês. Um dos temas abordados rotineiramente pela equipe da maternidade é a prevenção de engasgos durante a amamentação.

Durante o atendimento às mães, a equipe do ICV oferece orientações práticas sobre a posição correta para amamentar, destacando que o conforto da mãe e do bebê favorece a pega correta da mama, contribuindo para que o fluxo de leite aconteça de forma segura, sem riscos de engasgo.

A paciente Luana Moreira, moradora do bairro Ernesto Geisel, está internada desde o dia 6 e relatou a alegria de conseguir amamentar sua filha e o cuidado que tem para evitar qualquer problema. “É um prazer poder amamentar minha filha. A gente tem todo um cuidado, né? Não é só dar o leite, é ficar atenta para não se engasgar. Me sinto feliz por conseguir amamentar, porque sei que muitas não conseguem. E o leite é tudo para ela nesse momento, é o principal alimento”, disse.

“A amamentação é um ato de amor, mas também requer atenção. A posição do bebê, a pega correta e o cuidado com o ritmo da mamada são essenciais para evitar desconfortos e engasgos. A nossa equipe está sempre atenta a orientar e apoiar essas mães nesse momento tão importante”, explicou Malu Tavares, coordenadora do Banco de Leite do ICV.

Ainda assim, caso o bebê apresente sinais de engasgo, os profissionais ensinam como agir de forma segura: o recém-nascido deve ser colocado de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo, recebendo leves, porém firmes, tapas nas costas. A manobra deve ser feita com cuidado para não causar lesões. Se o engasgo persistir, é fundamental acionar imediatamente o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).

[autor]

Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.