Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cerrado ganha ação para recuperação de nascentes e proteção de mananciais

Cerrado ganha ação para recuperação de nascentes e proteção de mananciais


Com foco na recomposição da vegetação nativa, a proteção das nascentes na Serrinha do Paranoá, no Distrito Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional participou, nesta quarta-feira, 21 de janeiro, do plantio de mudas nativas do Cerrado// A ação integra o projeto de recuperação ambiental das nascentes locais e prevê o plantio de cerca de 22 mil mudas em áreas estratégicas para a proteção dos recursos hídricos da região.

Como explica Nelton Friedrich, diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MIDR, a ação faz parte de um convênio entre o Ministério e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.

“É um convênio que fizemos entre o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional com a Secretaria de Agricultura do DF e que a gente dê uma celeridade nele, dê uma maneira mais intensa de atuar para que pudéssemos ter o que aconteceu hoje. Isso aqui é histórico, são 20 mil, mais de 20 mil árvores que estão sendo plantadas em 40 dias, mas é o início, isso é o primeiro passo de vários passos que temos que fazer, porque esse território há de ser um território sustentável, saudável, ele é rural e é urbano, está junto ao poder da República”

As ações são baseadas em um diagnóstico socioambiental que identificou e avaliou a situação das nascentes da Serrinha do Paranoá, área estratégica para o abastecimento dos córregos locais e do Lago Paranoá.

Maria Consolacion Fernandez, representante do Instituto Oca do Sol, destacou que o momento simboliza o avanço de um trabalho iniciado há quase uma década.

“Esse trabalho iniciou com a tecnologia social Guardiões das Nascentes em 2015, quando foram identificadas mais de 100 nascentes. Neste momento, celebramos o início deste processo de plantio, que ele deve dar continuidade com educação ambiental, com cuidado para que esta Serrinha do Paranoá se torne efetivamente produtora de água e as nascentes abasteçam os nove córregos e o Lago Paranoá tenha água limpa, água de beber para toda a população de Brasília”

O plantio ocorre durante o período chuvoso no Distrito Federal, o que favorece o desenvolvimento das mudas e aumenta a efetividade da recuperação ambiental. A execução do serviço inclui também a manutenção e o monitoramento das áreas recuperadas por um período de 24 meses.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Segurança Hídrica, acesse o site.

 



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.